O que devo fazer se tiver um título protestado?

Deve dirigir-se ao Tabelionato onde consta o protesto, solicitar uma certidão para identificar quem o protestou; caso já tenha esse conhecimento, procurar quitar o título junto ao credor, solicite uma carta de anuência ou o instrumento de protesto ( veja aqui os documentos para o cancelamento do Protesto ); juntamente com o título protestado, dirigir-se ao Tabelionato e solicite o cancelamento do registro do protesto, após pagar as custas cartorárias você pode solicitar uma Certidão Negativa.

Após o recebimento da intimação, onde deve ser efetuado o pagamento do título?

O devedor deve se dirigir até o respectivo Tabelionato de Protesto indicado na intimação, solicitar o boleto correspondente e fazer o pagamento em uma agência do Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e efetuar o pagamento.

Obs.: Cuidado com golpes, os Tabelionatos de Protesto não fazem contato para cobranças de valores por e-mail ou por telefone, e não possuem filiais ou cobradores externos. Saiba mais (Clic Aqui)

O que ocorre se não efetuar o pagamento da dívida depois que receber a intimação de Protesto?

Se o pagamento não for efetuado dentro do prazo estipulado de três (3) dias úteis (72 horas), contados a partir do 1º dia útil após o recebimento da intimação ao Tabelionato de Protesto, o título será protestado.

Quanto tempo leva para ser feito o cancelamento do registro do protesto?

Após a solicitação do cancelamento junto ao Tabelionato e o recolhimento das custas, o mesmo efetuará o cancelamento em até quarenta e oito (48) horas.

O prazo para os órgãos de proteção ao crédito atualizarem a informação nos seus respectivos sistemas, em média é de até 05 (cinco) dias úteis após o cancelamento.

PROCESA pode lhe ajudar, fale conosco.

Se o devedor tiver mudado de endereço ou se encontrar em local incerto ou não sabido, como será cumprida a intimação?

O devedor não localizado será intimado mediante edital publicado em jornal local.

Qualquer pessoa pode protestar um título ou documento de dívida?

Sim, qualquer pessoa pode apresentar título a protesto, sendo de inteira responsabilidade do apresentante os dados fornecidos. Veja os títulos protestáveis (Clic Aqui).

Qual é o custo desse serviço?

Como as custas são postergadas, não há custo inicial nos Tabelionatos para dar entrada no protesto.

O valor do nosso serviço depende da praça que deverá ser protestado o título. Nos solicite um orçamento ficaremos felizes em lhe atender, fale conosco.

Atenção: As custas não são gratuitas, elas são postergadas, isso quer dizer que serão pagas ou quando o devedor pagar o título em cartório ou quando for solicitado o cancelamento do título. Saiba mais… (Clic Aqui)

O pedido de protesto pode ser feito por terceiros?

Sim, o pedido de protesto pode ser feito por terceiros autorizados pelo credor/sacador. Entre em contato com a PROCESA, nós iremos lhe orientar e providenciar todo o trâmite para a sua solicitação.

PROCESA pode lhe ajudar, fale conosco.

Como é feita a intimação do devedor?

Por uma intimação com AR (Aviso de Recebimento) enviada pelo tabelionato ao devedor no endereço fornecido pelo apresentante, em caso de não ser localizado, através de edital publicado em jornal local.

Eu não moro em Salvador, como faço para protestar uma dívida?

Entre em contato com a PROCESA, nós iremos lhe orientar e providenciar todo o trâmite para a sua solicitação.

Nosso e-mail: atendimento@procesa.com.br

Nosso WhatsApp (71) 3219-2423

Protestar um título é garantia de que a dívida será paga?

Não.

Mas assegura o direito de exigir na justiça o pagamento da dívida, pois para ajuizar uma ação contra o devedor é preciso antes proceder ao protesto;

A possibilidade de recuperação do crédito é alta, pois a vida financeira do devedor fica travada e se o mesmo falecer o pagamento da dívida está assegurado com o espólio;

Se o devedor for pessoa jurídica pode-se fixar o termo legal da Falência, caracterizando a impontualidade no pagamento de dívida;

Fixar a data da fluência dos juros moratórios;

Interrompe a prescrição da dívida;

Lhe da direito de regresso contra os co-obrigados, etc,

Leia mais… (Clic Aqui)

Por quanto tempo é dado publicidade ao registro do Protesto nas empresas de cadastro de Restrição ao Crédito e nos Tabelionatos de Protesto?

Em tais empresas só podem divulgar as informações de protesto até 5 anos contados da data do protesto. Nos Tabelionatos de Protesto, o respectivo registro do protesto fica arquivado durante o prazo máximo de 10 anos.

PROCESA pode lhe ajudar, fale conosco.

Qual o prazo para protestar cheque? Há um limite de tempo?

Há. Por tratar-se de título para pagamento à vista, o mesmo pode ser protestado no prazo de seis meses, a contar de sua devolução pelo banco. Entretanto, após este prazo, o credor poderá propor contra o devedor uma ação monitória ou uma ação de cobrança, com base no cheque. O prazo de seis meses é o prazo de prescrição do cheque. Desta forma, após seis meses, o cheque não pode ser protestado.

Entretanto, os cartórios de protesto aceitam estes títulos, independentemente de quantos anos possuam. Caberá à pessoa que foi protestada, então, propor ação cautelar de sustação de protesto (com base na prescrição), para conseguir o cancelamento judicial do protesto.

Minha empresa prestou serviços para outra empresa e emitiu fatura de prestação de serviço acompanhada da respectiva duplicata, porém, a fatura não foi assinada por quem recebeu os serviços, posso protestá-la mesmo assim?

Em alguns Cartórios só é aceito a Duplicata com a comprovação dos serviços prestados ou do recebimento do produto (em caso de venda de produto).

Na Bahia, o protesto da Duplicada de Prestação de Serviços é por Indicação – DSI, pois a responsabilidade dos dados indicados é do apresentante, conforme a Lei de protesto 9492/98.

Estamos à disposição para ajudar! Entre em contato conosco, ficaremos felizes em oferecer orientações personalizadas para garantir que você ou sua empresa evitem qualquer prejuízo.

Veja aqui EXIGÊNCIAS PARA O PROTESTO DE DUPLICATAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

PROCESA pode lhe ajudar, fale conosco.

Ir para FAQ


Mais sobre protesto

    • Quais documentos necessários para Protesto de Títulos? ( Clic Aqui )
    • O que são Custas Postergadas ( Clic Aqui )

Se precisar de ajuda fale conosco, a PROCESA está pronta a lhe atender.